Seguro para carros tunados: tudo que você precisa saber sobre o assunto


Seguro para carros tunados: tudo que você precisa saber sobre o assunto



A paixão por carros é algo que leva muitas pessoas a realizaram mudanças em seus automóveis. Tais mudanças são chamadas de tuning, e os carros tunados podem ser um verdadeiro show de criatividade.

Modificar os carros é algo feito há muito tempo. A prática começou a ganhar destaque desde a década de 70 e de lá pra cá surgiram muitas tendências e tecnologias para quem gosta de deixar os carros diferenciados.

No entanto, algumas preocupações, como o seguro para carros tunados, deve ser algo levado em consideração antes de realizar mudanças no seu veículo. Para entender mais sobre o assunto, o guia abaixo contém todas as informações de carros tunados. Confira a seguir.


Como saber se um carro é tunado?


Para ser considerado um carro tunado, o carro precisa sofrer mudanças na originalidade. Essas alterações ou instalações podem ser na parte mecânica, interna ou externa do veículo.

Todas as alterações são feitas de acordo com o desejo do motorista, podendo melhorar o desempenho do veículo ou até mesmo modificando sua aparência original de fábrica.

São essas alterações que podem impactar no seguro para carros tunados, mas falaremos mais sobre o assunto daqui a pouco.

Entre as modificações mais comuns em carros tunados estão:

·          Som

As modificações mais comuns para carros tunados são feitas no som. O objetivo é deixar mais potente a capacidade e alto.

Os alto falantes são colocados no porta-malas, na maioria das vezes, e podem significar um peso extra considerável.

Mesmo com a potência do som, este tipo de modificação não proibido por lei. No entanto, seu uso perto de hospitais e bairros residenciais precisa respeitar as normas previstas na Lei do Silêncio.


·          Suspensão

As modificações na suspensão também são comuns e na maioria das vezes, elas são feitas para deixar o carro rebaixado com objetivo estético.

Para rebaixar a suspensão, as molas que deixam o carro na altura original de fábricas são cortadas ou diminuídas.

Vale lembrar que existe uma altura mínima exigida por lei, este critério é estipulado pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

·          Pintura

A pintura é uma modificação estética. Quando mais de 50% do veículo recebe uma cobertura de tinta diferente da original, essa mudança precisa estar presente também no documento do carro, por isso, é importante ficar atento para não ter problemas.

Esta é uma modificação que não costuma apresentar problemas para a realização do seguro para carros tunados, mas para garantir, sempre informe a Cia de seguros sobre mudanças desta natureza.

·          Iluminação e luzes

As luzes emitidas por um veículo são de extrema importância para a sinalização de trânsito, especialmente de noite.

Por isso, as modificações em carros que envolvem luzes de xénon, neon ou estroboscópica são consideradas ilegais por não respeitarem as normas presentes no Código Brasileiro de Trânsito que institui os seguintes padrões: faróis dianteiros devem ser brancos e a lanterna do freio deve ser vermelha.

TENHA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
MICRO FRANQUIA - REVENDA OS SERVIÇOS DE CONSULTAS DA SERASA EXPERIAN

CLIQUE AQUI PARA TER MAIS INFORMAÇÕES


·          Combustível

Esta é uma mudança que está mais relacionada ao desempenho e gasto do veículo do que propriamente a estética.

É muito comum que profissionais que trabalham com carro, como por exemplo, taxistas e motoristas de aplicativo, façam alterações no combustível do veículo para fazer economia.

Entre as alterações possíveis estão: etanol, diesel, gasolina ou gás GNV (necessário, para o último caso, o Certificado de Segurança Veicular – CSV).

O combustível não é um tipo de mudanças que impede a realização do seguro para carros tunados. No entanto, isso precisa avisado para a Cia de seguros no momento da contratação e também durante a inspeção do veículo.

Os carros tunados são regulamentados?


O DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito incluiu desde 2008 mudanças no Código Nacional de Trânsito que contemplam modificações e carros tunados.

No entanto, nem todas as mudanças que vemos nos carros tunados são regulamentadas e isso pode ter um impacto direto no tipo de seguro para carros tunados.

Ao ‘tunar’ um veículo, é importante ter em mente que modificações que alterem muito as características de fábrica do veículo podem trazer insegurança, tanto para o dono do carro como para os demais motoristas, pedestres e outros atores do trânsito.

Toda atenção é necessária na hora de realizar as mudanças. Em casos de dúvidas, consulte o Código Nacional de Trânsito para saber o que pode e o que não pode na hora de tunar seu carro.

É possível fazer seguro para carros tunados?

Seguro para carros tunados é assunto delicado, pois, dependendo do grau e da quantidade de modificações fica inviável, tanto para a Cia de seguros quanto para o dono do veículo fazer o seguro.

Algumas peças usadas nas modificações podem não seguir todos os padrões e normas de segurança, colocando em risco a segurança do motorista, passageiros e pedestres. E ainda, o valor das alterações podem modificar o valor final do carro, mais um motivo que inviabiliza o seguro para carros tunados.

É importante ter em mente que quanto mais modificações no veículo, menor será a chance da um Cia de seguros fazer um seguro para carros tunados.

Na hora de fazer uma cotação para seguro de carros tunado, é fundamental ser bem específico sobre as mudanças realizadas e também como os processos de modificação foram realizados; somente assim é possível saber se é possível ou não fazer um seguro para carros tunados.

De qualquer maneira, a chance de uma Cia de seguros aceitar carros com modificações é pequena. Por isso, tenha atenção na hora de comprar um veículo para manter, cuidadosamente, todas as características de fábrica.

Caso você compre um carro seminovo, o cuidado deve ser ainda maior para não comprar carros com alterações mecânicas sem perceber. Isso será descoberto no momento da revisão feita pelo seguro.

Outro motivo para as seguradoras não fazerem seguros para carros tunados é o perfil de motoristas que gostam deste tipo de mudanças (sem generalização, mas é a maioria) e também de velocidades que ultrapassam os limites estabelecidos por lei em via públicas de todo o País.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como comprar carro com isenção de impostos?

10 carros importados com seguro barato

Seguro para carros velhos: guia prático com tudo o que você precisa saber!