Seguro para carros velhos: guia prático com tudo o que você precisa saber!



Seguro para carros velhos: guia prático com tudo o que você precisa saber!



Para algumas pessoas, um carro pode ser muito mais do que um facilidade para o dia a doa; alguns passam de geração em geração, outros representam muito suor para conquistar ou até mesmo todas as opções juntas.

Sendo assim, a necessidade de proteger esse bem contra roubos e defeitos é fundamental. Pensando nisso, fazer um seguro para carros velhos é algo que muitas pessoas se perguntam se é possível ou não.

Hoje, você vai entender tudo sobre seguro para carros velhos e tirar todas as dúvidas sobre o assunto com o guia prático com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira a seguir:


Carros velhos x carros antigos


Pode parecer a mesma coisa, mas não é, os carros velhos são aqueles que, muitas vezes, podem ter mais de dez ou vinte anos de uso, não são mais fabricados e seu estado de conservação não pode ser considerado satisfatório, porem, mesmo assim existe seguro para carros velhos.

Já os carros antigos, são aqueles que não são mais fabricados, porém, estão em bom ou excelente estado de conservação. Em alguns casos, é possível até mesmo obter a placa preta – o que significa que mais de 80% das peças dos veículos são originais de fábrica e nunca foram trocadas.

Falaremos um pouco mais sobre como obter a placa preta mais para frente.

E apesar dessas diferenças, quando o assunto é seguro para carros velhos, as coisas podem não ser tão fáceis, afinal, como a Cia de seguros pode segurar um veículo que não é mais fabricado há muitos anos e que não existem mais peças de reposição? Logo você terá a resposta para esta pergunta.

E para quem imagina que os carros antigos não representam grande parte da frota brasileira que circula nas ruas todos os dias, está enganado. Segundo um levantamento da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos, eles representam mais de 20% dos mais de 43% milhões de carros no País.


Conheça a placa preta para carros antigos

A placa preta é uma peculiaridade exclusiva para carros antigos. Ela é usada para identificar carros (geralmente de colecionadores) que possuem mais de 30 anos de fabricação, existe seguro para carros velhos e antigos de colecionadores.

Além disso, é necessário cumprir também outros critérios para garantir o emplacamento diferenciado, entre eles: o veículo deve ter mais 80% das peças originais de fábrica, fazer parte de uma coleção (ou ter o título de colecionador) e possui um Certificado de Originalidade.

A parte boa é que os carros que possuem placa preta são muito bem avaliados pelo mercado e, consequentemente, possuem alto valor agregado na hora da venda, afinal, possuem valor histórico e também atestado de conservação.

Se você está interessado em obter este tipo de certificação, existem diversos tipos de guias na internet que podem ajudar. No entanto, vale a pena lembrar que isso não é algo barato, afinal, o carro é muito valorizado ao obter este tipo de certificação, então já bom preparar o bolso para ver a placa preta no seu veículo.

TENHA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
MICRO FRANQUIA - REVENDA OS SERVIÇOS DE CONSULTAS DA SERASA EXPERIAN

CLIQUE AQUI PARA TER MAIS INFORMAÇÕES


Da pra fazer seguro para carros velhos?

É bem compreensível que as pessoas desejem seguros carros antigos, afinal, existe muito esforço no quesito conservação e garantir que o carro tenha um seguro passa a ser algo fundamental.

Com os carros velhos é a mesma situação, geralmente, este é um bem muito importante e que, apesar de não estar no melhor estado de conservação, pode ser o bem mais valioso que se possui.

A má notícia é que nem sempre é possível fazer seguros para carros velhos, pois, não são todas as Cias de seguro que assumem o risco de segurar um veículo que não tem mais peças disponíveis para substituição.
No entanto, isso já vem se flexibilizando e já é possível encontrar cias de seguro que fazem seguro para carros velhos em algumas condições, são elas:

·          Tipo de seguro para carros velhos

No caso do seguro para carros velhos, é oferecido um tipo de cobertura chamada: seguro não compreensivo – que não inclui cobertura para batidas e colisões.

Em caso de roubo e furto, o veículo pode ser segurado. Para alternativas que incluam a perda total, é importante questionar a seguradora antes de fechar o negócio caso isso seja fundamental para você.

·          Não é feita uma avaliação de perfil

Essa é uma das grandes diferenças de um seguro comum, com cobertura compreensiva, onde existe a avaliação de perfil da pessoa que irá conduzir o veículo.

Isso pode ser algo que beneficie o condutor, afinal, este é um dos motivos que mais elevam o valor do seguro, pois muitos desses valores são tabelados e são comuns entre as empresas de seguro. Quem já fez seguro como condutor com menos de 30 anos sabe muito bem a razão.

Ou seja, não importa os fatores de ‘risco’ do condutor quando o assunto é seguro para carros velhos, isso não é considerado.

·       Assistência 24 horas disponível

Este é outro ponto positivo que é fundamental no caso de seguros para carros velhos. Afinal, se houver qualquer problema como falhas ou até mesmo se o carro parar de funcionar; é possível entrar em contato com a Cia de seguros para um serviço de guincho.

Por isso, é possível fazer seguro para carros velhos, no entanto, é necessário pesquisar antes de fazer o negócio. Cheque qual o melhor negócio no seu caso.

Quais os principais riscos do seguro para carros velhos?

Se você ainda está se perguntando ‘por que é tão difícil fazer seguro para carros velhos?’, selecionamos alguns problemas que podem ser difíceis de resolver no caso de carros que não mais novos.

·          Alimentam o negócio ilegal de peças

Quando um carro para de ser fabricado, ele perde valor de mercado e suas peças aumentam  de valor.

Quando isso acontece, os veículos podem se tornar mais suscetíveis a roubo para alimentar o comércio ilegal de peças.

·          Alto risco de colisão

Dependendo do estado de conservação, o carro se torna mais suscetível a colusões ou falhas mecânicas que exigem a substituição de peças.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como comprar carro com isenção de impostos?

10 carros importados com seguro barato