Saiba 10 maneiras de como economizar combustível


Saiba 10 maneiras de como economizar combustível






Ter um carro é o sonho de muitas pessoas, no entanto, os gastos que envolvem comprar um veículo podem ir muito além de contratar seguro e pagar a parcela do financiamento. 

O problema, é que muitas pessoas não consideram estes gastos ‘invisíveis’, como o caso do combustível, que pode pesar no seu orçamento.

Para ter ajudar a evitar dor de cabeça, o guia a seguir selecionou 10 maneiras de como economizarcombustível; são informações práticas para você incorporar no seu dia a dia e nunca mais ter problema ao ver o ponteiro do painel no seu carro chegando à reserva. Confira a seguir:



·         Dica 1: quanto mais você andar, maior será o consumo

Pode parecer óbvio, mas não é. Quanto mais você andar com o carro, maior será o consumo de gasolina. 

Pensando nisso, priorize o uso do veículo para situações que são realmente necessárias, como o caso de viagens mais longas ou locais de difícil acesso via transporte público e economizar combustível.

Algo que funciona muito bem é estipular uma quantidade máxima de dias para utilizar o veículo, assim o tanque cheio irá durar mais e você poderá economizar combustível sem deixar de utilizar o carro para situações que você considera importante.

O meio ambiente e seu bolso irão te agradecer, pode apostar.

       Dica 2: coloque o gasto de combustível no seu orçamento



Não deixe para pensar no gasto de combustível somente quando o ponteiro do painel chegar à reserva. 

Insira as idas ao posto de gasolina como um gasto fixo mensal que poderá impactar suas finanças.

Para economizarcombustível, planeje quantas vezes no mês você precisará abastecer o carro e o quanto isso vai pesar no seu bolso.

·         Dica 3: compre um carro econômico

Comprar um carro econômico deve ser a prioridade número um de quem pensa em economizar combustível.

Geralmente, os carros menores, com motor 1.0 e mais leves, consomem menos combustíveis do que as versões esportivas ou SUV’s. O ideal é pedir ajuda para o vendedor no momento da compra e colocar o item economizar combustível como prioridade na hora de fechar o negócio.

Outra dica importante, para não depender somente do vendedor, é pesquisar na internet e em jornais ou revistas especializados, quais são os automóveis mais poupadores quando o assunto é economizar combustível. Assim, quando você for às compras, já terá em mente quais são os melhores.


TENHA SEU PROPRIO NEGÓCIO

Franquia Online Só Publicando
CLIQUE AQUI PARA TER MAIS INFORMAÇÕES
·         Dica 4: mantenha os pneus sempre calibrados

Quando os pneus não estão calibrados o carro precisar trabalhar mais para aumentar e manter a velocidade.

 Todo esse esforço tem seu preço: o consumo de combustível pode ficar de 2 a 3 por cento maior.

Fuja deste problema mantendo sempre os pneus calibrados, especialmente no caso de viagens longas. 

Assim, fica mais fácil economizar combustível e também aumenta a durabilidade do pneu – que podem ser bem caros caso precisem ser trocados sem planejamento.

·         Dica 5: mantenha uma aceleração constante e moderada

Acelerar o carro, como naqueles dias em que estamos com pressa, significa aumentar o gasto do combustível. O pensamento é lógico: para cumprir certa distância em menos tempo, é necessário utilizar mais combustível.

O oposto também não é adequado, ou seja, andar tão vagarosamente que o carro pode chegar a morrer, pois o esforço do veículo também é grande nessas situações.

O ideal para economizarcombustível é manter sempre uma aceleração moderada e constante. Com o objetivo de não forçar o motor a trabalhar demais ou freadas bruscas.

·       Dica 6: evite usar o ar condicionado

Essa dica é velha conhecida de muitas pessoas, porém, vale a pena reforçar: o ar condicionado é o grande vilão do alto gasto de combustível. Para quem deseja economizar combustível, o ideal é deixar os vidros do carro aberto e aproveitar a viagem.

Em situações como chuvas em que o vidro embaça ou em caso de calor extremo, o ar condicionado é fundamental. Por isso, reserve seu uso para estes momentos.

Algumas cidades brasileiras enfrentam grandes desafios com o calor e o uso do ar condicionado é essencial.

 Se este é o seu caso, mantenha sempre o filtro do ar limpo para que seja necessário menos combustível para gelar o carro.

·         Dica 7: evite ficar parado com o motor ligado

Ligar o carro e deixá-lo parado também gasta combustível, e muito! Por isso, somente ligue o veículo quando for necessário.

Em caso de congestionamentos, aguardar alguém ou outros, sempre desligue o motor; tenha em mente que o gasto de combustível na partida do carro equivale a dez segundos do carro funcionando parado.

TENHA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
MICRO FRANQUIA - REVENDA OS SERVIÇOS DE CONSULTAS DA SERASA EXPERIAN

CLIQUE AQUI PARA TER MAIS INFORMAÇÕES


·         Dica 8: evite deixar o carro pesado

Com o carro pesado, ele precisa trabalhar mais intensamente no momento de acelerar ou frear, por isso no dia a dia, evite deixar o veículo com pesos desnecessário e deixe o motor trabalhar sem sobrecarga.

Esta é uma dica importante para quem deseja economizar combustível.

·         Dica 9: controle o gasto por litro do seu veículo

Você precisa saber qual o desempenho do seu veículo, ou seja, o quanto ele gasta de combustível por km. Isso te ajuda na hora de planejar o quanto você irá gastar no posto de gasolina todos os meses e se o carro é mesmo econômico.

Fuja daqueles que fazem menos de sete quilômetros por litro, prefira sempre aqueles que te ajudam a economizarcombustível e fazem uma distância maior sem consumir tanto.

·         Dica 10: coloque, sempre que possível, coloque gasolina em seu veículo



Essa dica pode ter deixado muitas pessoas confusas, no entanto, é preciso entender: a gasolina é a melhor opção para te ajudar a economizar combustível.

Se você está se perguntando a razão, aí vai: a gasolina tem a queima mais lenta, ou seja, o motor demora mais tempo para consumir; isso acontece devido seu alto poder energético.

Se a gente comparar com o etanol, o carro precisa queimar muito mais combustível para que o desempenho seja o mesmo da gasolina e apesar de ser mais barato, você irá precisar colocar em maior quantidade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como comprar carro com isenção de impostos?

10 carros importados com seguro barato

Seguro para carros velhos: guia prático com tudo o que você precisa saber!